Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

  1. Home
  2. /
  3. Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966 e, mesmo num contexto universitário recente, pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade. O projeto de instalação da Unicamp veio responder à crescente demanda por pessoal qualificado numa região do País que, já na década de 60, detinha 40% da capacidade industrial brasileira e 24% de sua população economicamente ativa. 

Uma característica da Unicamp foi ter escapado à tradição brasileira da criação de universidades pela simples acumulação de cursos e unidades. Ao contrário da maioria das instituições, ela foi criada a partir de uma ideia que englobava todo o seu conjunto atual. Mesmo antes de instalada, a Unicamp já havia atraído para seus quadros mais de 200 professores estrangeiros das diferentes áreas do conhecimento e cerca de 180 vindos das melhores universidades brasileiras.

Localizada no estado de São Paulo, a Universidade possui três campi (em Campinas, Piracicaba e Limeira) e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa. Conta, também, com um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas e se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa.

Atualmente, a  Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, 12% da pós-graduação nacional e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Universidade conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação.

A Unicamp colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Adriana Nunes Ferreira (adrinf@unicamp.br)

Suplente: Roberto Donato da Silva Júnior (robertod@unicamp.br)

Acesse o site da instituição