Sobre o portal

  1. Home
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Sobre o portal

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) é uma instituição especializada da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), que tem o objetivo de promover o acesso e o uso da informação científica e técnica em saúde na América Latina e no Caribe (AL&C). Orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde, o centro contribui para o desenvolvimento da saúde das populações da região das Américas, promovendo a cooperação entre países, a democratização do acesso à informação técnica e científica e o intercâmbio de conhecimento e evidências em prol da contínua melhoria dos sistemas de saúde, educação e pesquisa.

A entidade é responsável pela coordenação da Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde (Rede BVS) no Brasil: uma plataforma operacional, construída coletivamente, que reúne diversas fontes de informação em saúde (como bases de dados, periódicos científicos, livros e outras publicações), possibilitando o acesso gratuito e descomplicado a essas informações por profissionais da área de saúde e pelo público em geral. Trata-se de uma importante iniciativa desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e de redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ao ensino ou a serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).

Além disso, importa destacar o papel estratégico da Bireme em disseminar conteúdo qualificado, de fontes acreditadas, nacional e internacionalmente, para todas as audiências e públicos, com o propósito de gerar benefícios para a sociedade, por meio de ações e atitudes que resultem em melhores condições de vida, em prol do desenvolvimento da saúde, incluindo planejamento, gestão, promoção, investigação, educação e atenção.

A Bireme é uma das instituições que fazem parte da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), tendo viabilizado a inclusão da Rede na Biblioteca Virtual em Saúde e, assim, desenvolvendo esse espaço de interação, compartilhamento e funcionamento da Ripsa.

Dessa forma, a parceria firmada entre a Ripsa e a Bireme é de extrema importância para viabilizar e melhorar a articulação institucional e potencializar, de forma mais efetiva, os processos de análise, produção e padronização das informações e dados para a saúde no País.