Modelo da Ficha de Qualificação de Indicadores (FQI)

  1. Home
  2. /
  3. Indicadores
  4. /
  5. Modelo da ficha de...
Um importante avanço na produção dos indicadores e dados básicos de saúde da Ripsa foi a introdução de um instrumento de orientação técnica, que esclarece os conceitos e critérios adotados na Rede para os indicadores. Assim cada indicador é definido a partir de uma ficha de qualificação padronizada de acordo com o seguinte modelo:
ARGUMENTOS
DESCRIÇÃO
Denominação e código
Nome do indicador (título) e código adotado pela Ripsa.
Conceituação
Informações que definem o indicador e a forma como ele se expressa, se necessário agregando elementos para a compreensão de seu conteúdo.
Interpretação
Explicação sucinta do tipo de informação obtida e seu significado.
Usos
Principais finalidades de utilização dos dados, a serem consideradas na análise do indicador.
Limitações
Fatores que restringem a interpretação do indicador, referentes tanto ao próprio conceito quanto às fontes utilizadas.
Fontes
Instituições responsáveis pela produção dos dados utilizados no cálculo do indicador e pelos sistemas de informação a que correspondem.
Método de cálculo
Fórmula utilizada para calcular o indicador, definindo os elementos que a compõem.
Categorias sugeridas para análise
Níveis de desagregação definidos pela sua potencial contribuição para interpretação dos dados e que estão efetivamente disponíveis.
Dados estatísticos e comentários
Tabela resumida e comentada, que ilustra a aplicação do indicador em situação real. Idealmente, a tabela apresenta dados para grandes regiões do Brasil, em anos selecionados desde o início da série histórica.
Cabe destacar que as fichas de qualificação foram progressivamente aperfeiçoadas com a contribuição de consultores, especialistas e grupos ad hoc. O processo de revisão e atualização está a cargo dos Comitês de Gestão de Indicadores (CGI).