Seja membro da Ripsa

  1. Home
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Seja membro da Ripsa

A Ripsa é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, formada pela articulação de um conjunto de instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem atividades de produção, monitoramento e avaliação de dados, informações e indicadores voltados para a análise da situação de saúde e suas tendências.

Para fazer parte da Ripsa, sua instituição deve: 

  1. Trabalhar com o desenvolvimento das atividades supracitadas;
  2. Preencher a Ficha de Cadastro da Instituição (abaixo);
  3. Preencher e enviar para o e-mail: ripsa@saude.gov.br os documentos: “Termo de Adesão”, “Declaração de Ausência de Conflito de Interesses” e “Documento Comprobatório de Capacidade Técnica da Instituição” (disponíveis para download).


A partir disso, a Secretaria Técnica da Ripsa analisará a solicitação de inclusão a partir da capacidade de contribuição da instituição com a definição, produção e análise de dados, de informações e de indicadores relativos às condições de saúde e seus determinantes.

» A ausência ou a insuficiência de informações em quaisquer um dos aludidos documentos inviabilizará a análise da proposta, resultando na suspensão da inclusão da instituição na Rede.

Termo de Adesão
Declaração de Ausência de Conflito de Interesses
Documento Comprobatório de Capacidade Técnica da Instituição