FAQ

A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, criada para contribuir com a definição, produção e análise de dados, de informações e de indicadores relativos às condições de saúde e seus determinantes.

 

É uma iniciativa brasileira, criada em 1996, que visa sistematizar e disseminar informações úteis ao conhecimento e à compreensão da realidade sanitária brasileira e suas tendências no intuito de apoiar a construção de políticas públicas e melhorar a saúde da população.

Pressupõe o consenso sobre conceitos, métodos e critérios de utilização das bases de dados, tendo em vista subsidiar processos de formulação e avaliação de políticas e ações de interesse dos poderes públicos, gestores, órgãos colegiados e de controle social do SUS, entidades acadêmicas e técnico-científicas e organizações nacionais e internacionais.

A Ripsa é formada por um conjunto de instituições governamentais e não governamentais, de renomada capacidade técnica e científica, que atuam em consenso. Atualmente, compõem a Ripsa 43 instituições (listadas a seguir) envolvidas na produção e análise de dados, que formalizaram sua concordância em estabelecer parcerias para aperfeiçoar informações de interesse comum.

 

  1. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
  2. Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep).
  3. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).
  4. Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).
  5. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).
  6. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
  7. Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
  8. Fundação Getulio Vargas (FGV).
  9. Fundação João Pinheiro (FJP).
  10. Fundação Oswaldo Cruz - Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs - Fiocruz/BA).
  11. Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP - Fiocruz/RJ).
  12. Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz/PE).
  13. Fundação Oswaldo Cruz - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict - Fiocruz/RJ).
  14. Fundação Oswaldo Cruz - Instituto René Rachou (IRR - Fiocruz/MG).
  15. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
  16. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  17. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
  18. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
  19. Instituto Nacional do Câncer (Inca).
  20. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
  21. Ministério da Previdência Social (MPS).
  22. Ministério da Saúde (MS).
  23. Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).
  24. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
  25. Universidade de Brasília (UnB).
  26. Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina Ribeirão Preto (USP - FMRP).
  27. Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública (USP - FSP).
  28. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  29. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  30. Universidade Estadual Paulista (Unesp).
  31. Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  32. Universidade Federal de Goiás (UFG).
  33. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  34. Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  35. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  36. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  37. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  38. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
  39. Universidade Federal do Acre (Ufac).
  40. Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
  41. Universidade Federal do Pará (UFPA).
  42. Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  43. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sim, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) é uma parceira estratégica da Ripsa, contribuindo para a estabilidade do processo de trabalho da Rede como organismo internacional especializado em saúde.

A Ripsa funciona com a seguinte estrutura:

 

Secretaria Técnica (ST).
Oficina de Trabalho Interagencial (OTI).
Comitês de Gestão de Indicadores (CGI).
Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI).

A Secretaria Técnica da Ripsa é a instância encarregada da coordenação, planejamento e execução dos procedimentos operacionais e de apoio às estruturas colegiadas da Rede.  Ela é composta pelo Ministério da Saúde (por intermédio do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital - Demas/Seidigi/MS), que a gerencia; pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) é o maior fórum colegiado da Ripsa, responsável pelo planejamento participativo e pela condução técnica dos trabalhos da Rede. É coordenado pelo Ministério da Saúde e formado por todas as instituições membro da Ripsa. Reúne-se semestralmente, para deliberar por consenso, sobre a pauta de temas a serem trabalhados no ano e acompanhar o seu desenvolvimento.

Os Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) são instâncias de caráter técnico-científico por meio das quais a Ripsa atua para o aperfeiçoamento contínuo dos indicadores, seus dados correspondentes e elementos técnicos que os qualificam, bem como para o aprofundamento da análise de questões metodológicas e operacionais relacionadas ao trabalho da Rede.

Com a função de revisar periodicamente a base correspondente, quanto aos dados e elementos técnicos que os qualificam, cada CGI é coordenado pela instituição melhor identificada com a temática específica, dele participando técnicos das fontes produtoras de dados e informações.

 

São constituídos segundo os subconjuntos temáticos: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade, cobertura, recursos, e fatores de risco e proteção.

Os Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI) são instâncias temporárias, constituídos por proposição da OTI, para aprofundar a análise de questões metodológicas e operacionais relacionadas aos produtos da Rede. Sua composição depende do tema a ser tratado, podendo incluir representantes institucionais e especialistas. O trabalho de cada CTI é precedido pela elaboração de um termo de referência, contendo o esquema básico de trabalho do comitê, que é submetido à aprovação da OTI.

Os produtos da Ripsa resultam de um processo de construção coletiva, no qual as instituições parceiras contribuem com a própria expertise, por meio de seus profissionais e bases técnico-científicas. O principal produto finalístico da Rede é a publicação regular de Indicadores e Dados Básicos (IDB), com a sistematização das informações essenciais para compreensão geral da situação de saúde e acompanhamento de suas tendências.

 

Trata-se de conjunto de indicadores construídos a partir de bases de dados e pesquisas de âmbito nacional, cobrindo diversos aspectos da saúde no país, disponíveis no endereço: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2012/matriz.htm. Esses indicadores também foram publicados em folhetos impressos que estão disponíveis em: folhetos IDB.

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. São ferramentas essenciais para o monitoramento e avaliação da saúde pública, ajudando a identificar problemas, evidenciar progressos e subsidiar a tomada de decisão em saúde e para a formulação de políticas públicas eficazes. A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer.

A Ripsa trabalha com cerca de 140 indicadores de saúde divididos em sete categorias: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade, cobertura, recursos, e fatores de risco e proteção. A matriz desses indicadores pode ser consultada em: Matriz de Indicadores

A Ripsa realiza revisões e atualizações periódicas dos seus indicadores por meio do trabalho dos Comitês de Gestão de Indicadores (CGI), que aferem a consistência e significância das informações divulgadas. A produção de cada indicador é responsabilidade da instituição melhor identificada com a temática específica, a partir de fontes relevantes para a análise da situação de saúde, vinculadas ou não diretamente ao SUS: sistemas nacionais de informação, bases demográficas, pesquisas de base populacional e outras.

Você pode realizar pesquisas no site da Ripsa utilizando a barra de pesquisa “O Que Você Procura”na página inicial. Basta digitar as palavras-chave relacionadas ao seu tópico de interesse e clicar na imagem da lupa. A plataforma fornecerá uma lista de resultados relevantes.

A Ripsa é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, formada por um conjunto de instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem atividades de produção, monitoramento e avaliação de dados, informações e indicadores voltados para a análise da situação de saúde e suas tendências. Para fazer parte da Ripsa, sua instituição deve trabalhar com o desenvolvimento das atividades supracitadas e preencher os formulários disponíveis em: Seja membro da Ripsa.

Não. Os produtos da Ripsa são públicos e sua plataforma tem acesso aberto, não sendo necessário nenhum tipo de assinatura ou pagamento.