UNB

Sobre a Universidade de Brasília – UNB

A Universidade de Brasília – UNB foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Abriga mais de 1.300 professores e cerca de 2.300 funcionários. A UnB oferece 63 cursos de graduação, 64 de mestrado, 45 de doutorado e dezenas de especializações. Os órgãos complementares auxiliam os alunos no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. O Hospital Universitário de Brasília, a Fazenda Água Limpa e a Editora são alguns deles.

O negócio da UnB é o conhecimento. Sua missão é o de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Além disso, seus valores são:

• Ética e respeito à diversidade.
• Autonomia institucional com transparência e responsabilidade social.
• Busca permanente de excelência.
• Universalização do acesso.
• Respeito à dignidade, à liberdade intelectual e às diferenças.
• Preservação e valorização da vida.

A UNB colabora na Ripsa através dos seus diversos docentes e pesquisadores, mas atua particularmente através do Departamento de Estatística e dos Núcleos de Estudos Urbanos e Regionais e de Estudos em Saúde Pública, integrante do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares desta instituição.

Contato

Universidade de Brasília
Reitor Pro Tempore: Roberto Armando Ramos de Aguiar
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A, Reitoria
70910-900 – Brasília – DF
Tel: (55 61) 3307-2022
Fax: (55 61) 3272-0003
e-mail:unb@unb.br

Saiba mais

Sites: http://www.unb.br

Demais instâncias:
    • Departamento de Estatística
      Sobre o Departamento de Estatística

      O Departamento de Estatística é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília. Mantém convênios e projetos de assessoria técnica e formação de recursos humanos e tem promovido reuniões científicas de expressão regional, nacional e internacional.

      Colabora nas áreas de demografia, análise multivariada, análise de dados categorizados, estatística aplicada à saúde e coleta de dados. Participa nas seguintes instâncias da Ripsa:

      • Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) de Mortalidade;
      • Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) de Morbidade e Fatores de Risco;
      • Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) Demográficos;
      • Grupo de Trabalho - Mortalidade Infantil;
      • Oficina de Trabalho Interagencial (OTI).

      Contato

      Departamento de Estatística (EST)
      Chefe: Maria Amélia Biagio

      e-mail:est@unb.br

      Representantes:

      Ana Maria Nogales Vasconcelos

      Saiba mais

      Sites: www.unb.br/ie/est/

      [ ← Show Excerpt ]
    • Núcleo de Estudos em Saúde Pública
      Sobre o Núcleo de Estudos de Saúde Pública - NESP

      O Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) é uma unidade da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), que tem como missão ser uma unidade acadêmica e de serviço de excelência, dando continuidade aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, já consolidados na graduação e na pós-graduação do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), da Faculdade de Ciências da Saúde, promovendo a assessoria, a difusão e o intercâmbio de conhecimentos na área de saúde coletiva.

      O NESP nasce como uma necessidade imposta pelas mobilizações da sociedade brasileira que desembocaram no Movimento Sanitário Brasileiro e, posteriormente no Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Juntamente com outros Núcleos e com outros setores organizados da sociedade, cumpriu um papel importante na idealização, formulação e implantação do Sistema Único de Saúde - SUS. Constituiu um lócus fundamental na formulação, organização e realização da 8a Conferência Nacional de Saúde e no período que marcou a Assembléia Nacional Constituinte. Participou da Coordenação da Plenária Nacional da Saúde, representado pelo seu então Diretor, Professor Eleutério Rodrigues Neto.

      Este Núcleo atua no campo da Saúde Coletiva, em projetos de cunho regional, nacional e internacional, destacando-se as seguintes áreas de atuação: Pesquisa, Ensino, Extensão, Serviços e Assessorias.

      O NESP colabora na Ripsa através do Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) de Morbidade e Fatores de Risco.

      Contato

      Universidade de Brasília
      Núcleo de Estudos de Saúde Pública
      SCLN 406, Bloco A, 2º andar
      70847-510 - Brasília - DF
      Tel: (61) 3340-6963 / 3349 / 9884

      Saiba mais

      Sites: http://www.nesp.unb.br

      [ ← Show Excerpt ]
    • Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais
      Sobre o Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais - NEUR

      O Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais - NEUR foi criado em 30 de outubro de 1986, integrando o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM, da Universidade de Brasília - UnB, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre a temática urbana e regional, subsidiar a formulação de políticas e estratégias em sua área de atuação, propor alternativas de ação para o equacionamento de problemas conjunturais, manter registros atualizados de documentos relativos à área, promover a divulgação de suas atividades, fazer intercâmbio com diferentes áreas da universidade, com a comunidade acadêmica e com instituições governamentais e não-governamentais, que se ocupam da temática urbano-regional. Fazem parte, ainda, das atribuições do núcleo a formação acadêmica em estágios e cursos de extensão, especialização e disciplinas para graduação.

      O NEUR é constituído por professores da UnB, tanto os que estão em docência quanto os aposentados; pesquisadores de órgãos públicos e privados; alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação.

      Ao longo de seus 21 anos de existência, o NEUR desenvolveu vários projetos de pesquisa vinculados à formação acadêmica, com estágios de iniciação científica e aperfeiçoamento, e à extensão.

      Um dos projetos desenvolvidos no âmbito do NEUR é o projeto intitulado “Casa de População e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste”, iniciado em novembro de 2003, como fruto de um esforço de várias instituições: a Universidade de Brasília (UnB), o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH/DF), a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

      O projeto Casa de População e Desenvolvimento tem como meta contribuir para que as análises demográficas em população e desenvolvimento da região Centro-Oeste sejam consideradas nas tomadas de decisão do setor público, incorporando uma perspectiva de gênero, raça e geração.

      No âmbito do projeto “Casa de População”, várias atividades têm sido realizadas, entre elas: seminários, palestras, cursos e mini-cursos, além de disciplinas regulares para alunos de graduação da Universidade de Brasília, também abertas à comunidade.

      O NEUR no âmbito do projeto “Casa de População” colabora com a Ripsa na área demografia, análise de indicadores e na divulgação de seus produtos. Participa das seguintes instâncias na RIPSA:

      • Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) de Mortalidade
      • Comitê de Gestão de Indicadores (CGI) Demográficos
      • Grupo de Trabalho - Mortalidade Infantil
      • Oficina de Trabalho Interagencial (OTI).

      Contato

      Universidade de Brasília
      Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR/CEAM)
      Coordenadora: Ana Maria Nogales Vasconcelos
      Campus Universitário Darcy Riberio, Pavilhão Multiuso I, Bloco A, 1º andar, Asa Norte
      70910-900 - BRASILIA - DF
      Tel: (61) 3307-2935
      Fax: (61) 3273-3645
      e-mail: neur@unb.br

      Saiba mais

      Sites: http://www.neur.unb.br
      http://www.casadepopulacao.unb.br

      [ ← Show Excerpt ]