Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)

  1. Home
  2. /
  3. Ipardes

Fundado em 1973, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) é uma instituição pública de pesquisa, análise e planejamento econômico e social, localizada no estado do Paraná. Vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, tem a missão de realizar estudos e pesquisas socioeconômicos e socioambientais destinados a orientar e subsidiar a formulação de políticas públicas estaduais  e prover conhecimento sobre a realidade paranaense à sociedade em geral.

No intuito de fornecer informações e análises que subsidiem o desenvolvimento econômico e social do estado, os objetivos do Ipardes incluem a coleta, organização e disseminação de dados estatísticos, bem como a realização de estudos e pesquisas que abrangem diversas áreas, como economia, demografia, mercado de trabalho, meio ambiente e desenvolvimento regional. O Ipardes desempenha um papel importante na geração de conhecimento, contribuindo para o crescimento econômico, para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

A atuação do instituto abrange publicações de estudos, boletins, indicadores e análises que são amplamente utilizados por gestores públicos, pesquisadores, empresas e instituições acadêmicas. Além disso, promove eventos, seminários e cursos de capacitação para a disseminação de informações e a promoção do debate sobre questões econômicas e sociais relevantes para o estado.

Na Ripsa, é responsável pela relatoria do Comitê de Gestão de Indicadores Socioeconômicos.

O Ipardes colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Leonildo de Souza (leosouza@ipardes.pr.gov.br)

Suplente: Adilson Apolinário (aapolinario@ipardes.pr.gov.br)

Acesse o site da instituição