Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

  1. Home
  2. /
  3. Ans

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora do governo federal, que tem como principal responsabilidade supervisionar e regular o mercado de planos de saúde no Brasil, garantindo a qualidade e o acesso aos serviços de assistência médica complementar, bem como a proteção dos direitos dos consumidores de planos de saúde no país.

Suas funções incluem a definição de regras e normas para o setor de saúde suplementar, estabelecimento de padrões para a cobertura dos planos de saúde, monitoramento da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras, controle de preços e reajustes, além de atuar na defesa dos direitos dos beneficiários de planos de saúde.

A ANS desempenha um papel crucial na proteção dos interesses dos consumidores e na promoção de práticas justas e transparentes no mercado de saúde suplementar no Brasil. Isso é essencial para garantir que as pessoas que adquirem planos de saúde tenham acesso a serviços de qualidade e que suas necessidades de assistência médica sejam atendidas de maneira adequada.

Na Ripsa, é responsável pela relatoria do Comitê de Gestão de Indicadores de Cobertura.

A ANS colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Celina Oliveira (celina.oliveira@ans.gov.br)

Suplente: Raquel Medeiros Lisboa (raquel.lisboa@ans.gov.br)

Acesse o site da instituição