O encontro, coordenado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), por meio do seu Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS), contou com a presença de representantes de todas das instituições que compõem a Secretaria Técnica da Rede: o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
A Secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad – mesmo em missão em Washington DC, onde representava o Ministério da Saúde a convite do Departamento de Evidência e Inteligência para a Ação em Saúde (EIH) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) – fez questão de entrar na reunião para cumprimentar os membros da Secretaria Técnica. Ela reforçou a importância da reativação da Rede, tendo em vista que a iniciativa possui vínculos diretos com as discussões colaborativas que estão sendo firmadas com a OPAS. “Neste momento, a prioridade é o relançamento oficial da RIPSA e a realização da 1ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), que estão programados para acontecer em agosto deste ano”, reforçou a secretária Ana Estela.
Durante a reunião, todos participantes manifestaram satisfação em participar do momento histórico de retomada da RIPSA e parabenizaram a SEIDIGI, tanto pela realização do encontro, quanto pelo desenvolvimento de um planejamento já estruturado para a recuperação dos trabalhos da Rede.
No evento, a ST tratou de diversos temas considerados relevantes para serem trabalhados em prol da reativação da RIPSA e estabeleceu um calendário de encontros para colocar em prática esses processos.