Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

  1. Home
  2. /
  3. Unifesp

O núcleo de origem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), cuja fundação remonta a 1933 e que se sustentou, por meio de recursos privados e subsídios governamentais, até a federalização em 1956. Em 1994, transformou-se em universidade federal, mantendo os cursos ministrados nas áreas de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas (modalidade médica), Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica, que hoje integra as Tecnologias em Saúde.

Tradicionalmente reconhecida como instituição especializada nas ciências da saúde, a Unifesp tem a missão de formar profissionais e cidadãos conscientes, críticos e tecnicamente habilitados, nas mais diversas áreas, preparados para transformar a realidade e desenvolver o país, na construção de uma sociedade mais justa, democrática, plural e sustentável, por meio de ensino, pesquisa, extensão, gestão, cultura, assistência, inovação tecnológica, social e em políticas públicas atuando como universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.

Possui sete campi: São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos, Osasco e Zona Leste. No Campus São Paulo estão a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem, que representam o núcleo histórico da instituição; no Campus Baixada Santista estão o Instituto de Saúde e Sociedade e o Instituto do Mar; no Campus Diadema está o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas; no Campus Guarulhos está a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; no Campus São José dos Campos está o Instituto de Ciência e Tecnologia; no Campus Osasco está a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios; e no Campus Zona Leste está o Instituto das Cidades.

Oferece 55 cursos de graduação, além dos programas de pós-graduação stricto sensu, que formam docentes e pesquisadores com elevado nível de competência técnico-científica, atribuindo à Unifesp os maiores índices de produtividade científica por docente, em âmbito nacional. Já os cursos de especialização lato sensu possibilitam a formação continuada de centenas de profissionais nas respectivas especialidades. Programas e projetos sociais – entre os quais o Projeto Xingu, a Universidade Aberta à Terceira Idade e o Observatório de Políticas Públicas – permitem a interação entre o conhecimento acadêmico e a sociedade, constituindo um importante instrumento de transformação social.

A Unifesp colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Janine Schirmer (schirmer.janine@unifesp.br)

Suplente: Elena Bohomol (ebohomol@unifesp.br)

Acesse o site da instituição