Universidade Estadual Paulista (Unesp)

  1. Home
  2. /
  3. Unesp

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é uma renomada instituição de ensino superior pública localizada no estado de São Paulo. Fundada em 1976, é conhecida por seu compromisso com o ensino de qualidade, pesquisa de ponta e extensão universitária. A universidade possui 34 unidades em 24 cidades (22 no interior; uma na capital; e uma em São Vicente, no litoral paulista), abrangendo uma ampla gama de áreas do conhecimento, desde ciências humanas e sociais até ciências exatas e tecnológicas.

Os objetivos da Unesp estão fundamentados na missão de exercer uma função social, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, com espírito crítico e livre, orientada por princípios éticos e humanísticos. promover a formação profissional compromissada com a qualidade de vida, a inovação tecnológica, a sustentabilidade e equidade sociais, os direitos humanos e a participação democrática; e gerar, difundir e fomentar o conhecimento, contribuindo para a superação de desigualdades e para o exercício pleno da cidadania.

A atuação da Unesp é marcada pela produção de pesquisa de alto impacto, pela oferta de cursos de graduação e pós-graduação de qualidade e pelo envolvimento com a comunidade por meio de projetos de extensão. A universidade desempenha um papel relevante no desenvolvimento de políticas públicas, na promoção da cultura e nas parcerias com a indústria e o setor público. Com uma longa trajetória de contribuições para o estado de São Paulo e para o Brasil, a Unesp é uma instituição de destaque no cenário acadêmico e científico do país.

A Unesp colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Raul Borges Guimarães (raul.guimaraes@unesp.br)

Suplente: Antônio Cezar Leal (cezar.leal@unesp.br)

Acesse o site da instituição