Universidade de Brasília (UnB)

  1. Home
  2. /
  3. Unb

Uma Universidade transformadora, com a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Essa é a Universidade de Brasília (UnB), cuja trajetória se entrelaça com a história da capital do país.

Resultado do sonho e do trabalho de educadores como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB é, desde sua criação, em 1962, uma das principais referências acadêmicas nacionais. A diversidade cultural presente em seus quatro campi é uma de suas características marcantes. A pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição.

A atuação da UnB abrange uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, desde as ciências naturais até as humanidades, sendo reconhecida por sua pesquisa de ponta em áreas como meio ambiente, ciências sociais, saúde, engenharia e muitas outras. A UnB tem um forte compromisso com a inclusão e a diversidade, procurando criar um ambiente acadêmico acessível a estudantes de todas as origens. Além disso, a instituição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento regional, na promoção da cidadania e no avanço do conhecimento científico no Brasil, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e cidadãos críticos e engajados em uma sociedade em constante evolução.

A UnB segue atuante em todas as áreas do conhecimento, aberta às principais demandas do Brasil e do mundo. Com olhar apontado para o futuro e estima pelo caminho já trilhado, a Universidade se consolida como organismo indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais íntegra e democrática.

A UnB colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Ana Maria Nogales Vasconcelos (nogales@unb.br)

Suplente: Walter Massa Ramalho (walter.ramalho@gmail.com)

Acesse o site da instituição