Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

  1. Home
  2. /
  3. Ufscar

Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior do estado de São Paulo. Atualmente com quatro campi (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino), a Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,8% são doutores ou mestres e 95,8% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

Possui 48 departamentos acadêmicos divididos em oito centros: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências em Gestão e Tecnologia, Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Ciências Exatas e de Tecnologia, Ciências Humanas e Biológicas, Educação e Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A UFSCar oferece 64 cursos e um total de 2.897 vagas na graduação presencial. Além disso, conta com 52 programas de pós-graduação, 12 cursos de mestrado profissional, 44 de mestrado acadêmico, 31 de doutorado e 96 cursos de especialização. No escopo da extensão, a UFSCar promove 1.242 atividades de extensão em 319 programas nas mais diversas áreas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura. Oferece, também, 92 Atividades Curriculares de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepes).

Com a missão de desenvolver, ensinar e disseminar a ciência e a tecnologia gratuitamente, e preservar a memória e as culturas local, regional e nacional, a Universidade valoriza preceitos éticos, morais e sociais, que fortaleçam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a relação dialógica da Instituição com diferentes segmentos da sociedade, de tal forma que, sendo parte dela, contribua para a construção de uma sociedade democrática, justa e ambientalmente sustentável.

A UFSCar colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Maria de Jesus Dutra dos Reis (dmjr@ufscar.br)

Suplente: Humberto Sadanobu Hirakawa (humberto@ufscar.br)

Acesse o site da instituição