Universidade Federal do Piauí (UFPI)

  1. Home
  2. /
  3. Ufpi

Criada em 1968, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição federal de ensino superior sediada na cidade de Teresina. Foi efetivamente instalada em 1971, a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no estado: Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.

Com quatro campi (Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus), a UFPI tem a missão promover a educação superior de qualidade, com vista à formação de sujeitos comprometidos com a ética e capacitados para atuarem em prol do desenvolvimento regional, nacional e internacional.

Vale também mencionar que a atual Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), antigo Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), tem como célula mãe a Universidade Federal do Piauí. A instituição tem sua origem na Faculdade de Administração do Piauí, ambos do então Conselho Federal de Educação (CFE). 

A UFPI tem como objetivo geral formar professores licenciados capazes de atender às diferentes demandas profissionais pertinentes à área, com uma visão crítica, criativa e inovadora, por meio de uma sólida formação. Além disso, a instituição busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico da região em que está inserida, bem como contribuir para o desenvolvimento social e cultural do país.

A UFPI colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Viriato Campelo (vicereitoria@ufpi.edu.br)

Suplente: Fernando José Guedes da Silva Júnior (fernandoguedes@ufpi.edu.br)

Acesse o site da instituição