Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

  1. Home
  2. /
  3. Ufpel

Oficialmente criada em 1969, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem uma história que remonta à Universidade Rural do Sul (URS), cujo surgimento, em 1960, resultou de esforços movidos por professores da Escola de Agronomia Eliseu Maciel, que desde 1957 lutavam por sua criação.

Sua missão é proporcionar formação pessoal e profissional, sócio-referenciada, construindo criticamente e difundindo conhecimentos universais que garantam o acesso à ciência e à cultura, com respeito à diversidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e orientada pela perspectiva da inclusão e da sustentabilidade socioambiental.

Atualmente, conta com quatro campi (Capão do Leão, Porto, Centro, Norte, Fragata e Anglo, onde está instalada a Reitoria e demais unidades administrativas) e mais de 20 mil estudantes em suas 22 unidades acadêmicas, que oferecem 96 cursos de graduação presenciais (66 bacharelados, 22 licenciaturas e oito tecnólogos) e três cursos de graduação a distância. Na pós-graduação, são 26 doutorados, 50 mestrados, seis cursos de mestrado profissional e 34 cursos de especialização. Na área da pesquisa, estão em andamento 2.698 projetos, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento, além de milhares de projetos de extensão voltados para a inserção da universidade na comunidade local.

A UFPel colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Susana Cecagno (susana.cecagno@ebserh.gov.br)

Suplente: Mônica Cristina Bogoni Savian (monica.savian@ebserh.gov.br)

Acesse o site da instituição