Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

  1. Home
  2. /
  3. Ufam

Fundada oficialmente em 1965, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é uma instituição de ensino superior pública, que se originou da Escola Universitária Livre de Manáos (em 1909). Com a missão de promover o ensino, a pesquisa científica e a extensão, a Ufam oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância. Além disso, possui um grande corpo docente, com professores experientes e qualificados.

Atualmente, conta com três campi (o Central, o Parque e o Universitário) e oferece 96 cursos de graduação e 39 de pós-graduação stricto sensu (31 cursos de mestrado e oito de doutorado). Em nível de Pós-Graduação lato sensu, são mais de 30 cursos oferecidos anualmente. No que se refere à extensão, são mais de 600 projetos que beneficiam diretamente a população e 17 grandes programas extensionistas.

Entre os alunos dos cursos regulares de graduação ministrados em Manaus e no interior do estado e dos cursos de graduação conveniados, a Universidade reúne mais de 20 mil estudantes. Nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu são mais de 2 mil estudantes. A Instituição oferece inúmeros laboratórios e bibliotecas para a prática acadêmica e a pesquisa.

Com o objetivo de promover a formação integral do indivíduo, desenvolver a pesquisa científica e tecnológica, estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, a Ufam também busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica por meio da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.

Na Ripsa, é responsável pela relatoria do Comitê de Gestão de Indicadores de Recursos.

A Ufam colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Rosemeyre Donato de Brito (rosemeyre.brito@ebserh.gov.br)

Suplente: Robério Rebouças da Silva (roberio.silva@ebserh.gov.br)

Acesse o site da instituição