Ministério da Previdência Social (MPS)

  1. Home
  2. /
  3. Previdencia

O Ministério da Previdência Social (MPS) é um órgão do governo federal brasileiro responsável pela administração e manutenção da seguridade social no país. Suas áreas de competência incluem previdência e previdência complementar e seus objetivos são assegurar os direitos ao seguro social para as pessoas que contribuem, e promover a inclusão social e a redução da pobreza.

Para atingir esses objetivos, o MPS atua em três frentes principais:

  • Gestão do Regime Geral de Previdência Social (RGPS): sistema público de previdência social do Brasil, que garante aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros benefícios. O MPS é responsável pela arrecadação das contribuições previdenciárias, pelo pagamento dos benefícios e pela fiscalização do sistema.
  • Gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): sistema de previdência social dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. O MPS é responsável pela supervisão e pelo controle dos RPPS.
  • Promoção da seguridade social: o MPS realiza ações de conscientização e educação previdenciária, para informar a população sobre seus direitos e deveres. Também atua na articulação com outros órgãos do governo federal e com a sociedade civil para promover a inclusão social e a redução da pobreza.

 

Em resumo, o Ministério da Previdência Social é responsável por garantir a proteção social da população brasileira, garantindo o acesso a benefícios previdenciários e promovendo a inclusão social.

O MPS colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (guilherme.serrano@mtp.gov.br)

Suplente: Marília Gava (marilia.gava@economia.gov.br)

Acesse o site da instituição