Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

  1. Home
  2. /
  3. Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma instituição pública voltada para aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.

Fundado em 1964, o Ipea está vinculado ao Ministério da Economia e desempenha um papel fundamental na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de análises que embasam decisões governamentais. Seu objetivo primordial é fornecer subsídios técnicos e informações qualificadas para auxiliar o governo na formulação e implementação de políticas que promovam o desenvolvimento econômico e social do país.

A atuação do Ipea se estende por meio da publicação de relatórios, estudos e análises que são amplamente divulgados e utilizados como referência por formuladores de políticas, pesquisadores, empresas e a sociedade em geral. Além disso, o instituto promove eventos, seminários e debates que contribuem para a disseminação do conhecimento e a discussão de questões econômicas e sociais. São competências do órgão:

  • promover e realizar pesquisas destinadas ao conhecimento dos processos econômicos, sociais e de gestão pública brasileira;
  • analisar e diagnosticar os problemas estruturais e conjunturais da economia e da sociedade brasileira;
  • realizar estudos prospectivos de médio e longo prazo;
  • disponibilizar sistemas de informação e disseminar conhecimentos atinentes às suas áreas de competência;
  • fomentar e incentivar a pesquisa socioeconômica aplicada e o estudo e gestão das políticas públicas e de organizações públicas, visando o desenvolvimento brasileiro sustentável; e
  • realizar atividades de pesquisa, planejamento econômico e assessoria técnica ao Governo Federal nas áreas de sua competência.

 

Na Ripsa, é responsável pela coordenação do Comitê de Gestão de Indicadores Socioeconômicos.

O Ipea colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Luciana Mendes Servo (luciana.servo@ipea.gov.br)

Suplente: Rafael Osório  (rafael.osorio@ipea.gov.br)

Acesse o site da instituição