A Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) é uma rede não hierarquizada, de natureza colaborativa, solidária e integrada, voltada para a geração, análise e disseminação de dados aplicados às políticas públicas de saúde no Brasil.
Instituída em 1996 pelo Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Ripsa reúne 44 instituições, governamentais e não governamentais. O objetivo é promover a disponibilidade adequada, oportuna e abrangente de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e seus determinantes, subsidiando os níveis de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações estratégicas para a tomada de decisões em saúde pública no Brasil.
A Ripsa é formada pela articulação de um conjunto de instituições produtoras de informação trabalhando em consenso em um ambiente de cooperação legitimada e corresponsável para garantir a credibilidade chancelada e seu espaço como instância qualificadora de informações em saúde.
A colaboração entre instituições com diferentes culturas e missões tem permitido à Ripsa fortalecer a continuidade da área de informação em saúde no Brasil, um campo que enfrenta desafios e exige um esforço constante para garantir a qualidade e a relevância dos dados produzidos.