Faculdade de Saúde Pública (FSP - USP)

  1. Home
  2. /
  3. FSP

Sua origem data de 1918, com a criação do Laboratório de Higiene, que evoluiu para o Instituto de Hygiene, para a Escola de Higiene e Saúde Pública e depois, 1969, para a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

Dedicada ao estudo e à promoção da saúde pública e coletiva, a FSP é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do Brasil, tendo como missão a produção e disseminação do conhecimento e a formação de pessoas em saúde pública e em nutrição, por meio da pesquisa, ensino e extensão de excelência, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e para a formulação de políticas públicas.

A atuação da FSP é abrangente e multidisciplinar, cobrindo áreas como epidemiologia, políticas de saúde, gestão em saúde, nutrição, saúde ambiental, entre outras. A faculdade desempenha um papel crucial na formação de profissionais da área de saúde pública, contribuindo para a capacitação de gestores de saúde e pesquisadores comprometidos com o avanço da saúde no Brasil.

Além disso, a FSP é um centro de pesquisa de destaque, com profissionais frequentemente envolvidos em estudos que influenciam políticas de saúde e práticas no país. Dessa forma, a Faculdade de Saúde Pública da USP é um dos importantes pilares na promoção da saúde pública no Brasil, ajudando a moldar políticas e práticas que visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população.

A FSP colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Zilda Pereira da Silva (zildapereira@usp.br)

Suplente: Marília Cristina Prado Louvison (mariliacpl@usp.br)

Acesse o site da instituição