Instituto Aggeu Magalhães (IAM - Fiocruz/PE)

  1. Home
  2. /
  3. Fiocruz Pernambuco

Fundado em 1950, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM) é a unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco voltada para a promoção da saúde e para a pesquisa em diversas áreas da medicina tropical e epidemiologia. Seu nome homenageia Aggeu Magalhães, um destacado cientista brasileiro que contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento sobre doenças tropicais.

Seus objetivos incluem a pesquisa, prevenção e controle de doenças infecciosas, com foco em condições que afetam a região nordeste do Brasil. A instituição realiza estudos epidemiológicos, desenvolve métodos diagnósticos, investiga a ecologia de vetores de doenças e busca soluções inovadoras para problemas de saúde pública. Além disso, desempenha importante papel na formação de profissionais de saúde, na produção de conhecimento científico e na colaboração com outras instituições de pesquisa e órgãos de saúde pública, contribuindo para a melhoria das estratégias de prevenção e controle de doenças na região nordeste.

A atuação do Instituto Aggeu Magalhães é marcada pela pesquisa multidisciplinar em áreas como epidemiologia, imunologia, microbiologia e entomologia médica. Além disso, o instituto busca traduzir suas descobertas em políticas de saúde baseadas em evidências, contribuindo para a promoção da saúde pública e para o bem-estar das populações no nordeste do Brasil.

O IAM colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Tereza Maciel Lyra (tereza.lyra@fiocruz.br)

Suplente: Garibaldi Dantas Gurgel Junior (garibaldi.gurgel@fiocruz.br)

Acesse o site da instituição