Buscar em:
  1. Início
  2. /
  3. Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

Composição da Ripsa

A Ripsa é composta pelos seguintes órgãos e instituições governamentais e não governamentais:

Organograma da Ripsa

As instâncias da Ripsa são formadas pelas instituições que a compõem, as quais são responsáveis por coordenar, gerir e desenvolver as ações e processos que orientam a produção e análise dos dados de saúde no Brasil.

 

Conheça as instâncias da Ripsa no organograma:

  • Cobertura
  • Demográfico
  • Fatores de Risco e Proteção
  • Morbidade
  • Mortalidade
  • Recursos
  • Socioeconômico

Grupos de trabalho temporários que surgem de acordo com o tema escolhido

Secretaria Técnica​

A Secretaria Técnica (ST) é responsável pela coordenação e operacionalização da Ripsa, atuando na gestão de suas atividades e no apoio às estruturas colegiadas. Ela coordena, planeja e executa os procedimentos operacionais, além de manter a interlocução com os Comitês e a Oficina de Trabalho Interagencial (OTI). As reuniões da ST são mensais e podem contar com a participação de outras instituições, dependendo do tema a ser tratado. A ST também é encarregada de analisar e aprovar a inclusão de instituições, coordenar o Planejamento Operacional de Produtos (POP) e garantir a execução das propostas e recomendações da Ripsa.

A ST é composta por:

Oficina de Trabalho Interagencial

A Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) é um fórum colegiado que coordena o planejamento participativo e as decisões consensuadas da Ripsa. Integrada por representantes titulares e suplentes das instituições membros da rede e coordenada pela Secretaria Técnica, a OTI ocorre semestralmente para discutir, consensuar e acompanhar o Planejamento Operacional de Produtos (POP) da Ripsa, além de promover a definição e produção de indicadores básicos de saúde e seus determinantes. Nessas ocasiões, dependendo do tema a ser tratado, outras instituições de excelência que não integram a Rede podem ser convidadas.

Confira os destaques da OTI

Comitês de Gestão de Indicadores

Os Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) são instâncias técnicas e científicas da Ripsa responsáveis pelo aprimoramento contínuo dos indicadores de saúde, revisando dados e questões metodológicas e operacionais. Com reuniões periódicas definidas pelos membros de cada comitê, os CGI podem contar com a participação de outras instituições, dependendo do tema tratado. Responsáveis por elaborar e revisar a base de indicadores de sua categoria, os CGI realizam reuniões com periodicidade definida pelos membros que compõem cada comitê.

A Ripsa possui sete CGI:

Comitês Temáticos Interdisciplinares

Os Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI) são grupos de trabalho temporários que abordam temas prioritários e interdisciplinares em saúde pública, aprofundando questões metodológicas e operacionais. Criados para responder a desafios específicos, esses comitês reúnem principais especialistas das instituições membro e convidados de excelência.

Confira os CTI vigentes: