A Ripsa é composta pelos seguintes órgãos e instituições governamentais e não governamentais:
Organograma da Ripsa
As instâncias da Ripsa são formadas pelas instituições que a compõem,as quais são responsáveis por coordenar, gerir e desenvolver as ações e processos que orientam a produção e análise dos dados de saúde no Brasil.
Grupos de trabalho temporários que surgem de acordo com o tema escolhido
Secretaria Técnica
A Secretaria Técnica (ST) é responsável pela coordenação e operacionalização da Ripsa, atuando na gestão de suas atividades e no apoio às estruturas colegiadas. Ela coordena, planeja e executa os procedimentos operacionais, além de manter a interlocução com os Comitês e a Oficina de Trabalho Interagencial (OTI). As reuniões da ST são mensais e podem contar com a participação de outras instituições, dependendo do tema a ser tratado. A ST também é encarregada de analisar e aprovar a inclusão de instituições, coordenar o Planejamento Operacional de Produtos (POP) e garantir a execução das propostas e recomendações da Ripsa.
A ST é composta por:
Oficina de Trabalho Interagencial
AOficina de Trabalho Interagencial (OTI)é um fórum colegiado que coordena o planejamento participativo e as decisões consensuadas da Ripsa. Integrada por representantes titulares e suplentes das instituições membros da rede e coordenada pela Secretaria Técnica, a OTI ocorre semestralmente para discutir, consensuar e acompanhar o Planejamento Operacional de Produtos (POP) da Ripsa, além de promover a definição e produção de indicadores básicos de saúde e seus determinantes. Nessas ocasiões, dependendo do tema a ser tratado, outras instituições de excelência que não integram a Rede podem ser convidadas.
Confira os destaques da OTI
Comitês de Gestão de Indicadores
Os Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) são instâncias técnicas e científicas da Ripsa responsáveis pelo aprimoramento contínuo dos indicadores de saúde, revisando dados e questões metodológicas e operacionais. Com reuniões periódicas definidas pelos membros de cada comitê, os CGI podem contar com a participação de outras instituições, dependendo do tema tratado. Responsáveis por elaborar e revisar a base de indicadores de sua categoria, os CGI realizam reuniões com periodicidade definida pelos membros que compõem cada comitê.
Os Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI) são grupos de trabalho temporários que abordam temas prioritários e interdisciplinares em saúde pública, aprofundando questões metodológicas e operacionais. Criados para responder a desafios específicos, esses comitês reúnem principais especialistas das instituições membro e convidados de excelência.