Cooperação Internacional

A trajetória da Ripsa vem sendo construída no sentido de criar e manter condições para o aperfeiçoamento da capacidade pública de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações dirigidas à melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Neste contexto, o projeto ‘Ripsa – Cooperação Internacional’ tem como objetivo valer-se da experiência dessa rede para divulgar no cenário internacional os êxitos, obstáculos, estratégias e metodologias utilizadas pela Ripsa nos seus 12 anos de funcionamento.

Acredita-se que outros países possam se beneficiar da experiência e dos produtos desenvolvidos pela Ripsa e que também possa ser estimulada a troca de experiênicas de sistematização de informações semelhantes e de relevância para a saúde global.
O projeto é coordenado pela Opas Brasil, por intermédio da Unidade Técnica de Informação e Gestão do Conhecimento, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnólogica em Saúde – ICICT/ Fiocruz.

Produtos esperados:  

  • Estruturação e execução da BVS Ripsa nos idiomas português, espanhol e inglês, a ser utilizada como fonte de divulgação dos produtos e metodologias de trabalho e como meio de comunicação virtual entre países.
  • Produção de vídeo, folder e livros para divulgação da experiência Ripsa nos idiomas português, espanhol e inglês.
  • Atendimento às demandas de cooperação técnica inter-países, a exemplo da experiência piloto com as autoridades sanitárias do Paraguai.