Instâncias

Dados sobre as instâncias de trabalho da rede RIPSA

    • Comitês de Gestão de Indicadores (CGI)

      Os Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) são permanentes e têm a incumbência de aperfeiçoar continuamente as bases de dados disponíveis, mediante análises e adequações periódicas. Os CGI foram criados em 2001 e correspondem às seis categorias de indicadores adotadas na RIPSA: demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura. Cada um deles é coordenado pelo representante da instituição melhor identificada com a temática específica.  

    • Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI)

      Os Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI) são constituídos por áreas específicas e por tempo determinado, segundo as necessidades operacionais da Rede. Os CTI são integrados por representantes das entidades identificadas com a temática proposta e por especialistas convidados. Têm a incumbência de analisar questões metodológicas e operacionais relativas às informações pertinentes, com vistas a: avaliar a consistência, usos e limitações dos indicadores; explicitar e estabelecer consenso sobre métodos e conceitos de utilização dos dados disponíveis; facilitar os procedimentos de compatibilização de dados e de articulação entre as entidades envolvidas, inclusive quanto à obtenção dos dados básicos; e recomendar suporte bibliográfico para a produção de informações. Os trabalhos de cada Comitê são pautados por um esquema básico ou termo de referência, que especifica o produto esperado, os participantes e as atividades a serem desenvolvidas.

    • Oficina de Trabalho Interagencial (OTI)

      Coordenada pelo Ministério da Saúde e integrada pelas entidades de responsabilidade nacional na produção, análise e disseminação de dados e informações de interesse para a saúde. A OTI é a instância de coordenação técnica da Ripsa, com atribuições de planejamento estratégico-participativo e de aperfeiçoamento das relações interinstitucionais, sendo convocada periodicamente em função de exigências da dinâmica de funcionamento da Rede. A OTI tem, ainda, a competência de Comissão Intersetorial de Informações em Saúde do Conselho Nacional de Saúde.

       Acesse AQUI os relatórios da OTI

      [ ← Show Excerpt ]
    • Secretaria Técnica

      A Secretaria Técnica da RIPSA é incumbida de elaborar, propor e acompanhar os procedimentos pertinentes ao planejamento operacional de produtos da Rede, prestando apoio executivo às suas estruturas colegiadas, conforme estabelecido na portaria MS no. 35 de 25 de março de 2006.

      Clique AQUI para acessar os relatórios disponíveis da Secretaria Técnica.

      Acesse também por ano.

      [ ← Show Excerpt ]