Matriz de Indicadores

Os indicadores destinados à análise da situação de saúde se referem ao estado de saúde da população e aos fatores que a determinam. Na Ripsa, convencionou-se classificá-los em: (i) indicadores demográficos; (ii) indicadores socioeconômicos; (iii) indicadores de mortalidade; (iv) indicadores de morbidade e fatores de risco; (v) indicadores de recursos; e (vi) indicadores de cobertura.

A relação completa dos indicadores selecionados para o IDB consta da Matriz de Indicadores , que dispõe a sua denominação, conceituação, método de cálculo, categorias de análise e fontes de dados. A produção de cada indicador é responsabilidade da instituição melhor identificada com a temática específica, a partir de fontes relevantes para a análise da situação de saúde, vinculadas ou não diretamente ao SUS: sistemas nacionais de informação, bases demográficas, pesquisas de base populacional e outras.

A partir da Matriz de Indicadores, o Departamento de Informática do SUS do Ministério da Saúde (Datasus) elabora a base publicada anualmente na Internet. A Matriz é revisada periodicamente quanto à regularidade das fontes de dados, consistência interna, relevância para a compreensão da situação de saúde, validade para orientar decisões e identidade com processos de gestão do SUS. Essa revisão pode resultar em acréscimos, supressões ou alterações nas características dos indicadores.

Acesse a MATRIZ DE INDICADORES

Acesse abaixo as bases de dados do IDB

 ido2012    idb2011  idb2010
 idb2009  idb2008  idb2007
 idb2006  idb2005  idb2004
 idb2003  idb2002  idb2001
 idb2000  idb1998  idb1997