Biblioteca Virtual em Saúde

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Metodologia RIPSA

RIPSA no Estado

A experiência da Ripsa no nível federal, acumulada ao longo de 10 anos, consolidou um processo de trabalho interinstitucional na área de informação em saúde que possibilita o fomento de iniciativas similares no âmbito dos estados e municípios. Essa nova etapa é conseqüência natural do processo estabelecido, por levar os níveis descentralizados de gestão do setor saúde a discutirem a qualidade da informação e o seu uso na organização e funcionamento dos serviços.

Para desenvolver essa linha de atuação e apoiar iniciativas nas unidades federadas, a Ripsa instituiu o Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) “ Ripsa no Estado”, comrepresentantes de várias instituições integrantes da Rede nacional, em especial do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Produtos de apoio elaborados para orientar iniciativas estaduais incluem: (i) documento “Ripsa estadual – compromisso com a informação para a melhoria do sus”; (ii) folheto impresso para divulgação da proposta; e (iii) documento “Aplicação da metodologia Ripsa na esfera estadual”. Também são articuladas, com órgãos do Ministério da Saúde, linhas de apoio direcionadas a objetivos afins: gestão e avaliação do SUS, pesquisa em serviços e capacitação de profissionais de saúde.

Em ação conjunta com o Conass, os gestores de saúde de cinco estados – Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul – tomaram a iniciativa de desenvolver projetos-piloto de implantação da Ripsa. O processo se iniciou com a realização de oficina de trabalho com as equipes estaduais incumbidas do projeto, realizada em dezembro de 2007.

Documento:
1. Esquema Básico do CTI