Biblioteca Virtual em Saúde

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Análises e Recomendações da RIPSA

Desigualdades em saúde

A criação do Comitê Temático Interdisciplinar (CTI-IDS) foi motivada por estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para atender a necessidades da RIPSA, no qual se analisaram metodologias, indicadores e instrumentos de medição que se aplicassem ao monitoramento das desigualdades em saúde no Brasil. A Sétima Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) da RIPSA (abril de 2001) manifestou-se sobre o tema, recomendando sua associação com iniciativa similar que era conduzida pelo Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI/MS). Esse segundo estudo foi apresentado na Oitava OTI (dezembro de 2001).

O Comitê foi criado em 2002 com o objetivo de identificar, avaliar e disseminar metodologias aplicáveis ao estudo do tema, e elaborar subsídios para políticas de redução das desigualdades em saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Teve como coordenador Rômulo Paes, do Centro Nacional de epidemiologia (CENEPI) do Ministério da Saúde, e contou com representantes das seguintes instituições:

Fundação IBGE

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Secretaria de Assistência à Saúde (SAS/MS)

Secretaria de Políticas de Saúde (SPS/MS)

Secretaria de Investimentos em Saúde (SIS/MS)

Projeto Cartão Nacional de Saúde (MS)

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

A Nona OTI da RIPSA (novembro de 2002) apreciou um informe do CTI-IDS elaborado com base em reunião realizada em julho, que avaliou os diversos sistemas de informação e bases de dados existentes, para identificar suas dificuldades e potencialidades, inclusive quanto ao uso do Censo Populacional de 2000 nos estudos de desigualdades em saúde.

Como desdobramento dessa reunião, foi constituído subgrupo para aprofundar estudos de revisão da cobertura e validade das variáveis socioeconômicas nos sistemas nacionais de informação em saúde, segundo os predicados de ocupação, educação, cor e assistência médica. Duas reuniões desse subgrupo geraram subsídios para desenvolvimento do projeto “Atlas de desigualdades em saúde no Brasil”, de iniciativa do CENEPI.

Literatura relacionada

Documentos RIPSA
Esquema básico | Relatórios | Produtos

Literatura de Consulta

Literatura internacional
LILACS | PAHO | WHOLIS