Biblioteca Virtual em Saúde

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sobre

Saúde e ambiente (CTI SA)

Comitê criado em 2004, com o objetivo de identificar e selecionar um conjunto de informações afetas à área de saúde e ambiente, visando ao conhecimento de determinantes ambientais que interferem na saúde humana. O CTI-SA foi incumbido de organizar a informação sobre saúde e ambiente disponível nas bases de dados existentes nos diversos setores governamentais, de forma a subsidiar o processo de tomada de decisões neste campo de ação. As atividades previstas consistem na identificação, análise e sistematização de informações sobre os principais problemas e os determinantes que relacionam a saúde ao ambiente, em função dos limites e potencialidades encontradas.

Coordenado por Guilherme Franco Neto, da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGVAM/SVS/MS), o CTI-SA é constituído de representantes das seguintes instituições:

Fundação IBGE

Ministério do Meio Ambiente (MMA)

 Instituto Brasileiro de meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA)

 Ministério das Cidades, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

 Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

 Departamento de Informática do SUS (DATASUS)

 Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

 Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

 

São produtos esperados do CTI:

(i) texto analítico sobre Saúde e Ambiente no Brasil, com base em informações de 2004;

(ii) inventário de sistemas de informações na área de saúde e ambiente. Foram realizadas três reuniões em 2004, a partir do mês de setembro, em uma reunião em 2005.