Biblioteca Virtual em Saúde

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Rede de instituições

MS

Sobre o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) trabalha para prover todas as condições necessárias à promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro, na perspectiva de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988. Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde, que deixam de ser restritos e passam a ser universais, norteados pela descentralização.

São áreas de competência do Ministério da Saúde: (i) política nacional de saúde; (ii) coordenação e fiscalização do Sistema Único de Saúde; (iii) saúde ambiental e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e dos índios; (iv) informações de saúde; (v) insumos críticos para a saúde; (vi) ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos; (vii) vigilância de saúde, especialmente drogas, medicamentos e alimentos; e (viii) pesquisa científica e tecnologia na área de saúde.

A Ripsa é instituída por Portaria do Ministro da Saúde e coordenada pelo Ministério, em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde.

São integrantes natos da Rede os órgãos técnico-normativos, as fundações e agências do Ministério que atuam na produção, análise e disseminação de informações, cada qual com atribuições específicas.

Contato

Ministério da Saúde
Ministro da Saúde: Arthur Chioro
Esplanada dos Ministérios - Bloco G
70.058-900 - Brasília - DF
Tel: (61) 3315-2425
e-mail: saude@saude.gov.br

Saiba mais

Site: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Demais instâncias: