Biblioteca Virtual em Saúde

RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Rede de instituições

OPAS/OMS

Sobre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Ela também atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados à OPAS, promovendo transferência de tecnologia e difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da OPAS/OMS. Por meio deles, a OPAS coopera com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da Organização.

Coopera com o Ministério da Saúde na coordenação da Ripsa, por meio de Termo de Cooperação específico. Administra os recursos financeiros destinados ao funcionamento da Rede e partiicipa nas suas diversas instâncias: Secretaria Técnica, Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), Comitês de Gestão de Indicadores (CGI) e Comitês Temáticos Interdisciplinares (CTI).

Contato

Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS
Representação no Brasil
Representante no Brasil: Joaquin Molina
Unidade Técnica de Informação e Gestão do Conhecimento
Setor de Embaixadas Norte, Lote 19
70800-400 - Brasília - DF
Tel: (61) 3251-9595
Fax: (61) 3251-9591

Representantes:

BIREME/OPAS/OMS

Adalberto Tardelli
Juliana Sousa


Saiba mais

Sites: www.opas.org.br