Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP - Fiocruz/RJ)

  1. Home
  2. /
  3. Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), é uma renomada instituição de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde pública. Fundada em 1954, a ENSP é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e leva o nome de Sergio Arouca, um importante sanitarista brasileiro que desempenhou papel fundamental na reforma sanitária brasileira e na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição se dedica a promover o avanço do conhecimento em saúde pública, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas de saúde que atendam às necessidades da população.

A instituição busca formar profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, epidemiologistas, entre outros, por meio de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a ENSP promove pesquisa em diversas áreas (como epidemiologia, políticas de saúde, bioética e gestão em saúde) e atua no desenvolvimento de evidências científicas para embasar políticas de saúde e na formação de gestores e profissionais de saúde capazes de lidar com os desafios do sistema de saúde no Brasil.

A atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca se estende além das fronteiras acadêmicas. A instituição colabora ativamente com órgãos governamentais, organizações não governamentais e outras instituições de pesquisa para abordar questões de saúde pública e promove importantes debates e discussões sobre questões de saúde e bem-estar.

Na Ripsa, é responsável pela relatoria do Comitê de Gestão de Indicadores Mortalidade.

A ENSP colabora nas seguintes instâncias da Ripsa

Representantes Ripsa

Titular: Marco Antônio Carneiro Menezes (marco.menezes@fiocruz.br)

Suplente: Luciana Dias Lima (luciana.dias@fiocruz.br)

Acesse o site da instituição