Goiás

A RIPSA GOIÁS – Rede Interagencial de Informações para a Saúde Goiás, iniciou sua implantação a partir da “Oficina de Trabalho: RIPSA no Estado”, promovida no dia 05 de dezembro de 2011 pelo correspondente Comitê Temático Interdisciplinar .
Sensibilizado pela magnitude do trabalho que já vinha sendo realizado em nível Nacional desde o ano de 1996, o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Antonio Faleiros Filho, aceitou de prontidão ao convite para se incorporar à Rede.
Após um trabalho de conscientização e sensibilização junto às entidades vistas como somadoras do processo no Estado e, respectivas adesões formais, o cronograma de implantação pode ser assim resumido:

Cronograma de Implantação em Goiás:
22.03.2012 – Resolução CIB 077/2012 aprova o projeto de implantação da Ripsa Goiás
03.05.2012 – Oficina de Sensibilização dos possíveis parceiros
14.06.2012 – Portaria 186/2012 – estabelece comissão de implantação da Ripsa em Goiás
26.06.2012 – Portaria 199/2012 – Institui a Rede no Estado de Goiás listando os parceiros iniciais

A 1ª OTI – Oficina de Trabalho Interagencial – da RIPSA Goiás foi realizada no dia 07 de dezembro de 2012 , e contou com a experiência da RIPSA Mato Grosso do Sul através de sua coordenadora Dra. Ângela Marques quando foram criados os comitês de gestão dos indicadores. Também participaram da 1ª OTI de Goiás, representantes da RIPSA Nacional, dentre eles: o Sr. Haroldo Lopes Coordenador Geral de Disseminação de Informações do DATASUS/SGEP e Secretaria Técnica da RIPSA, o Sr. Luiz Patrício Ortiz – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE e CGI Morbidade, o Sr. Jacques Levin Coordenador dos CGIs da RIPSA Nacional, o Sr. Otaliba Libânio representante da Universidade Federal de Goiás, a Nidilaine Dias representando a Professora Ilara Hammerli – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca — ENSP/Fiocruz – Coordenadora do CTI RIPSA no Estado, e Sonia Mendes – Disseminação de Informações do DATASUS/SGEP e administradora do Portal da BVS RIPSA.

A 2ª OTI RIPSA Goiás foi realizada no dia 03 de dezembro de 2013 quando, com todas as dificuldades características de um trabalho dessa envergadura, foi possível realmente dar por implantada a rede no estado e aprovados os indicadores do primeiro IDB (2012) a serem publicados no link RIPSA Goiás no site da SES/GO e nesta seção da RIPSA Nacional.